quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Carta aos pais rosarienses.

CARTA AOS PAIS ROSARIENSES - 01/11/2018
Estimadas Famílias!
Após acolher as famílias em virtude dos acontecimentos recentes, que foi a prioridade da equipe diretiva do Colégio Marista Rosário nesta semana, entramos em contato para dar continuidade ao diálogo iniciado nos últimos dias.
Somos responsáveis por um espaço que contribui para a formação de cidadãos, cuja trajetória de 114 anos sempre foi pautada pelo legado de nosso fundador, São Marcelino Champagnat.
Por acreditar na importância da sintonia e do compromisso que sempre tivemos com as famílias que confiam a nós a educação de seus filhos, destacaremos algumas questões que estamos encaminhando. Elas acompanham o posicionamento já publicado pelo Colégio no site, referente aos fatos ocorridos nos dias 29 e 30/10.
1. Compartilhamento de informações: em razão da repercussão dos fatos, ratificamos a importância da confiança nos nossos canais oficiais, nos quais sempre partilhamos os posicionamentos da escola. Entendemos que a propagação de informações não oficiais pode gerar um clima de instabilidade e dúvida. Dessa forma, pedimos que confirmem a credibilidade das fontes e a veracidade das informações emitidas sobre os assuntos referentes à escola. Em caso de dúvidas, estaremos sempre à disposição.
2. Cumprimento das normas escolares: relembramos algumas regras estabelecidas no Regimento Escolar da instituição, que têm relação com os fatos recentes:
o Não é permitido promover campanhas e eventos no/e em nome do estabelecimento de ensino sem a autorização da Direção.
o Não é permitido promover política partidária nas dependências do Colégio.
o É obrigatória a utilização do uniforme escolar nas atividades letivas.


Nesse sentido, no dia 31/10, quarta-feira, a Direção e as equipes de Coordenações, imbuídas do objetivo de retomar as regras citadas e dar continuidade a um clima respeitoso, estiveram nas salas de aula dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, o que terá seguimento nas próximas semanas. Na oportunidade, foi ratificada a necessidade de cumprimento das normas regimentais. Intensificaremos este cuidado e contamos com a contribuição e a atenção especial das famílias, a quem também cabe cumprir o Regimento.
3. Medidas pedagógico-educativas: informamos que estão previstas no Regimento Escolar as medidas cabíveis quando descumprido qualquer um dos seus itens, de acordo com cada situação: aconselhamento, advertência (verbal ou escrita), comunicado por escrito ao responsável, afastamento temporário de sala de aula ou do Colégio, matrícula condicional (termo de compromisso firmado pelos pais ou responsáveis) e cancelamento de matrícula.
4. Postura no ambiente de trabalho: não é permitido aos nossos professores e colaboradores a realização de manifestações político-partidárias dentro do Colégio. Em caso de indício de descumprimento deste item, os fatos são averiguados e, se confirmados, medidas administrativas cabíveis são aplicadas. Valorizamos e confiamos no trabalho de nossos educadores e investimos na seleção de profissionais qualificados, no acompanhamento docente e na formação continuada.
5. Abordagem pedagógica: consideramos como fundamental o desenvolvimento do pensamento crítico de nossos estudantes, por meio de diálogos sadios que contribuam para o processo de aprendizagem. Vale ressaltar que o desenvolvimento das diferentes competências que estão previstas nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista não pressupõe de forma alguma a incitação ou doutrinação político-partidária. Seguimos à disposição das famílias interessadas para aprofundar o que está previsto neste documento e em nosso Projeto Educativo.
Diante disso, ressaltamos que durante esse período buscamos manter as aulas, calendário escolar e proposta pedagógica preservada. A partir dessas pontuações, seguimos acessíveis às famílias rosarienses para dúvidas e esclarecimentos. Eventuais questionamentos sobre rotina e proposta pedagógica podem ser reportados no canal Fale Conosco do Colégio. Para circunstâncias que envolvam membros da comunidade educativa, indicamos o canal Nossos Valores, responsável por averiguar situações que infrinjam o Código de Conduta da Rede Marista.
Agradecemos a preocupação e diálogos estabelecidos. Estejam seguros de que permaneceremos atentos a todas situações que impactem nosso cotidiano escolar. Contamos com a colaboração de todos para que possamos seguir em um clima de harmonia, fruto da confiança e da importância da relação família e escola. Devemos levar em consideração, sobretudo, o ambiente que queremos para nossos estudantes, seus filhos, balizados pelos valores maristas que pautam o nosso dia a dia.
Fraternalmente,
Ir. Onorino Moresco, Leia Almeida e Mauricio Erthal
Equipe diretiva do Colégio Marista Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário